Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Partilhe esta Página

 Só Grandes Músicas 


 Sistema Flying

Rastreamento Aéreo


 

Visite e curta o AviComTur


 


Fortaleza - CE


 

Natal - RN


 

Recife - PE


  

 

Salvador - BA


 

Rio de Janeiro - RJ


 

São Paulo - SP


 

New York


 

San Francisco - California


 

Portugal - Porto


 

 

Dubai - Emirados Árabes Unidos


 

França - República Francesa 


  

Grécia - República Helênica




 



Total de visitas: 79645
TAM Linhas Aéreas
TAM Linhas Aéreas

AviComTur

Aviação Comercial e Turismo


LATAM Airlines Brasil

anteriormente TAM Linhas Aéreas


A LATAM Airlines Brasil é uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, atualmente considerada a maior empresa do segmento do Brasil. Membro da aliança aérea Oneworld, faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileiro com atuação também na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN. Em 2016, a LATAM Airlines Brasil foi eleita a 57ª melhor companhia aérea do mundo pela Skytrax.

Início

O Táxi Aéreo Marília surgiu em 1961, fundado por dez pilotos de aviões monomotores. Eles faziam o transporte de cargas e passageiros no Paraná, São Paulo e Mato Grosso.[6] Após seis anos o grupo foi comprado pelo empresário Orlando Ometto e teve a sua sede transferida para São Paulo, iniciando o transporte de malotes.

Em 1971 o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em sua fundação, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações e assume a direção da empresa. Em 1976 a empresa passou a se chamar apenas TAM, ano em que Rolim detinha 67% do capital. O atendimento se voltou para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Na década de 1980, a companhia começou a utilizar o Fokker F27, substituindo os EMB-110. Em 1981 chegou a marca de um milhão de passageiros transportados. Em 1986 adquiriu a companhia aérea VOTEC, ampliando os destinos para as regiões Centro-Oeste e Norte.

 
Fokker 100 da LATAM.

Em 1991 recebeu seus Fokker 100 e pouco tempo depois passa a ser maior operadora desta aeronave no mundo. Em 1993 lançou o seu programa de milhas, que não previa limitação de assentos para as passagens gratuitas, o que representou um pioneirismo nos programas de milhagens das companhias aéreas. Em 1996 passou a operar em todo o território nacional. Após adquirir a companhia Lapsa (Lineas Aereas Paraguayas) do governo paraguaio, renomeou-a como TAM Mercosur, atual -Airlines Paraguai. Foi comprada uma área de 447 hectares na região de São Carlos, no interior de São Paulo, onde atualmente se localiza a sede do Centro Tecnológico da LATAM. Em 2003, a LATAM reestruturou-se internamente e deu início ao compartilhamento de voos com a Varig. A empresa lançou o e-TAM, um equipamento que permitia aos passageiros fazer o seu check-in em apenas 10 segundos. A companhia fecha o ano com lucro de 174 milhões de reais. Em 2004 fechou uma série de acordos com companhias aéreas regionais, que envolveram a companhias Passaredo, Ocean Air, Total, TRIP e Pantanal. Em 2007, a LATAM iniciou um novo processo de modernização de sua frota, comprando 22 Airbus A350 XWB, com mais 10 opções de compra, além de quatro Boeing 777.

Início das rotas internacionais

Em 1998 foram entregues para a LATAM os primeiros Airbus A330 e a empresa fez o seu primeiro voo internacional, na rota de São Paulo para Miami. Em 1999 lançou sua primeira rota para a Europa, tendo como destino a cidade de Paris. Em 2004 aumentou a frequência diária de viagens para os Estados Unidos e Europa, passando a ter 24 frequências semanais.

Em 2005 inaugurou novas rotas internacionais para Buenos Aires, com cinco frequências diárias, Santiago, com uma frequência diária, Nova York, com duas frequências diárias, e aumentou para duas frequências diárias a rota para Paris. Em 2006 iniciou uma nova rota para Miami, partindo de Manaus e uma rota para Londres. Já em 2007 são iniciadas as rotas para Milão e Córdoba.

Star Alliance e Oneworld

 
Airbus A330 da LATAM com a pintura de sua antiga aliança aérea, aStar Alliance.
 
Airbus A320 da LATAM com a pintura da Oneworld, atual aliança aérea.

Em 2008 a diretoria da LATAM aceita o convite e ingressa na Star Alliance, por já existirem acordos com várias companhias membros. Entretanto, em 2013, após a criação do grupo LATAM, uma das condições impostas pelos órgãos reguladores do Brasil e do Chile era de que as duas companhias permanecessem em apenas uma aliança. Então, em 1° de outubro de 2013 foi anunciado que a LATAM deixaria a Star Aliance para se juntar à Oneworld, a exemplo da LAN. Tal decisão foi tomada com a finalidade de incrementar a oferta mundial da LATAM.

Fusão e criação da LATAM Airlines Group

Em 2010 foi anunciado pelos dirigentes da TAM e da LAN uma fusão entre as duas empresas, criando-se uma holding denominada LATAM Airlines Group. A fusão era vista como a possibilidade de um maior desenvolvimento das economias de escala entre ambas as empresas e que beneficiaria seus clientes com o aumento das opções de voos e destinos disponíveis. A associação entre LAN e TAM resultaria no transporte de 60,3 milhões de passageiros por ano para 150 destinos, com uma receita de 13,5 bilhões de dólares e numa frota de 310 aeronaves.

Já em 6 de agosto de 2015, os dirigentes anunciaram que, a partir de 2016, LAN e TAM passariam a adotar a marca LATAM em todas as suas operações. O nome escolhido foi o próprio nome do grupo, que além de unir os nomes de LAN e TAM é uma referência a "Latin American" (América Latina). Em 5 de maio de 2016, foi concluído o processo de fusão, apresentando a nova pintura das aeronaves, uniforme dos funcionários e espaços nos aeroportos, sendo que a partir desta data, as marcas TAM e LAN deixariam de existir, operando unicamente como LATAM.

https://img.comunidades.net/avi/avicom/tam_star_alliance.jpg




AviComTur - Aviação Comercial e Turismo.




 


AviComTur

Aviação Comercial e Turismo


 Boeing

Boeing 737



Notícias Aviação/Turismo


Novidades do Site


 

Aviso

Importante:

Este website está passando por modificações e adaptações. Alguns dos novos conteúdos estão ainda restritos em sua área administrativa. Você poderá encontrar algumas páginas em modificações e/ou construções.

Pedimos a sua compreensão e que aguarde o conteúdo dessas páginas em breve.

Obrigado pela Atenção!

Equipe AviComTur.


 

Boeing 707-320


 

Boeing 707-320 Projeto


  

Boeing 717


 

Boeing 727-100


 

Boeing 727-200


  

Boeing 727-200 Projeto


 

 

 Boeing 737


 

Boeing 737-100


 

Boeing 737-200


 

Boeing 737-800



 

 AviComTur 

Aviação Comercial e Turismo